Orientações para a divulgação do livro nos eventos federativos

De Wiki Fergs
Ir para: navegação, pesquisa

O Livro Espírita é o elemento de sustentabilidade ampla para a nossa instituição – o Movimento Espírita – É, na dicção de Allan Kardec , ao compilar a Constituição do Espiritismo, um negócio de administração, que permite o planejamento, a execução das nossas atividades de difusão do Espiritismo, viabilizando a comunicação e o atendimento das necessidades físicas e espirituais da seara espírita. Apesar de todo o avanço tecnológico e científico, com o uso de mídias eletrônicas e digitais, o livro ainda é imprescindível para o registro de informações. Possuindo a capacidade de se adaptar à evolução e de acompanhá-la, sempre se renovando, mudando sua roupagem, seja no conteúdo, seja na forma, o livro, ainda assim, permanece sempre atual. Além disso, torna-se fundamental à aquisição e à prospecção de conhecimentos capazes de transformar costumes e culturas sociais e espirituais. Em relação ao aspecto espiritual, destaca-se o livro espírita como um dos principais veículos de difusão e de divulgação da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, podendo chegar a todos os recantos da Terra. Ciência, filosofia, religião, história, arte e educação são alguns dos temas explorados por esse veículo de luz.

Portanto. a divulgação das obras espíritas deve atender aos princípios da sustentabilidade ética, sócio político cultural, ambiental, espiritual e econômica na seguinte visão:

1. Sustentabilidade ética

A divulgação do livro tem a mesma importância e relevância da divulgação dos princípios doutrinários, não sendo a sua motivação um mero anúncio comercial. Desta forma, os booktrailers da Editora e as divulgações de obras da distribuidora devem estar inseridas nos cronogramas dos eventos, assim como a arte é uma forma de divulgação, a literatura é uma forma de arte. Logo, os promotores dos eventos devem inserir no cerimonial do evento, entre os painéis, rodas de conversa, etc., para que os assistentes se insiram na cultura de valorização do livro, não contabilizando-o apenas como uma ação acessória e portanto, desnecessária de ser assistida. Exemplificando: Temos dois blocos de atividades em um webinário - na transição de um para o outro, o mediador/apresentador chamará o momento de divulgação, acentuando a importância da obra para o tema que está sendo abordado. "O homem procede bem, quando tudo faz para o bem de todos."

2. Sustentabilidade sócio político cultural

A Editora, a Livraria, a Distribuidora e o Clube do Livro da Fergs são patrimônios da família espírita gaúcha e a sua equipe se compõe de todos os colaboradores da Fergs, prioritariamente, a Diretoria Executiva. Logo, o anúncio das divulgações deverá ser feito pelo Diretor da Área promotora do evento, ou pelo vice-presidente ao qual ela está vinculada, pelo Presidente da Fergs ou por outro colaborador designado, não bastando que somente o suporte da TI coloque a divulgação no ar. Tal postura visa exemplificar a corresponsabilidade de todos para com a atividade livreira no nosso Movimento Espírita.

3. Sustentabilidade ambiental

Nos eventos presenciais a organização, posicionamento e materiais usados na livraria sempre atentam para o cuidado ambiental. Nos eventos virtuais o cuidado com a elaboração das falas, apresentação, imagens e composição dos booktrailers devem guardar o mesmo cuidado. Nos eventos virtuais a presença e a valorização do livro concorrem para a higienização da psicosfera espiritual.

4. Sustentabilidade Espiritual

As lições trazidas no livro espírita são elementos indissociáveis para que os nossos pensamentos e atos se alinhem a uma postura sustentável, merecendo a parceria das falanges espirituais que norteiam os rumos do Movimento Espírita na Terra. "Amparemos o livro respeitável, que é luz de hoje; no entanto, auxiliemos e divulguemos, quanto nos seja possível, o livro espírita, que é a luz de hoje, amanhã e sempre."

5. Sustentabilidade Econômica

Está sobejamente comprovada a contribuição do livro para a manutenção financeira da nossa instituição. Mesmo durante a pandemia, com os centros espíritas fechados, tivemos a nossa operação preservada e, desta forma, estamos com higidez financeira, compromissos atendidos e patrimônio físico em expansão. Assim, perseveremos na divulgação deste manancial que veio do Alto para que na Terra possamos implantar o Reino de Deus nos corações humanos.

FERGS EDITORA