NTE

De Wiki Fergs
Ir para: navegação, pesquisa

Núcleos de Treinamento e Estudo

O objetivo geral dos NTEs é de promover a integração, a confraternização, o estudo e a qualificação dos trabalhadores voluntários espíritas para todas as atividades desenvolvidas nos centros espíritas, sejam de cunho doutrinário, assistencial, administrativo e/ou de unificação.

Onde funciona o NTE?

É uma reunião de trabalhadores da mesma inter-região, região ou união, que se instala cada vez que houver um agendamento de treinamento e estudo no plano de atividades federativas.

O que é um treinamento?

Programa de desenvolvimento de trabalhadores, mediante a facilitação para aquisição de conhecimento e habilidades úteis ao exercício das atividades no centro espírita e no Movimento Espírita, bem como a reflexão para o embasamento do despertar de atitudes que promovam a educação do ser integral.

Não gostei dos treinamentos ofertados. Prefiro convidar outros trabalhadores, dentro ou fora do estado, para realizar capacitações dos trabalhadores. Há algum inconveniente?

A criação dos NTEs é decisão do próprio movimento federativo. A não adesão a uma decisão colegiada é depor contra o próprio trabalho. Qual o sentido em investir na capacitação de trabalhadores e depois fazer “à moda da casa”? A ação dos facilitadores, além do promover o conteúdo doutrinário, fortalece a união e unificação dos espíritas. Portanto, a realização de atividades de capacitação de trabalhadores fora dos NTEs é desaconselhável. Sem a unidade de vistas, avalizada pelas decisões colegiadas, abrimos caminhos de desagregação e de práticas alheias ao movimento.

Quem é o multiplicador?

Pessoa que tem condições de propagar conhecimento. Tem o papel de propagar a cultura institucional. Nem todo multiplicador é facilitador de oficinas, mas todo facilitador (oficineiro) é multiplicador.

Saiba mais

Projeto NTEs