Programa de Formação de Lideranças Espíritas

De Wiki Fergs
Revisão de 19h31min de 14 de maio de 2020 por Redefederativa (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Quem é líder?

"A liderança é a competência de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando a atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter e do amor" (James C. Hunter). [o termo competência foi inserido por nós, em substituição ao vocábulo habilidade, por entendermos que é mais amplo e reflete melhor o conhecimento, habilidade e atitude que formam o contexto de liderança.]

O líder servidor é aquele que:

  • Transcendo os limites do personalismo, abdicando das opiniões e dos pontos de vista em prol dos objetivos comuns.
  • Aplica-se ao trabalho contínuo para viabilizar os resultados da sua equipe sem preocupar-se com o brilho individual.
  • Tem como meta prioritária a formação de novos líderes para a continuidade dos abençoados serviços no bem.
  • Compromete-se com o ideal de promover a união de esforços e de sentimentos para a unificação de princípios - viga mestra que assegura a excelência do trabalho desenvolvido.

Do livro O Líder Espírita.

Porque formar lideranças?

Adeptos mais esclarecidos, grupos mais unidos, ambientes doutrinários mais harmônicos, espírito de renúncia e trabalho mais acentuado, trabalhadores mais comprometidos e conscientes do seu papel na edificação das relações familiares e sociais, o crescimento do contingente de bons médiuns e a multiplicação de voluntários nas tarefas de assistência e promoção social são resultados que queremos e precisamos atingir.

Do livro O Líder Espírita.

Como ter acesso às capacitações?

Agende através do Plano de Atividades Federativas.

Há continuidade ou os módulos são independentes?

Os módulos se conectam, sequencialmente. Para o êxito da formação, é fundamental que o trabalhador que iniciou no Módulo I conclua todos os módulos, na sequência, preferencialmente em um espaço de tempo que não seja muito longo. Idealmente, devemos pensar na formação de uma turma, que estará reunida do primeiro ao último módulo. A necessidade de capacitar novos trabalhadores, com uma turma em andamento, ensejará o início de outra, para que não se prejudique a formação.

O Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV), empregado nas oficinas, enseja a formação de turmas de no máximo 30 pessoas. Este é um requisito crucial para o êxito das formações.

Quais as providências que a União ou CRE demandante deverão tomar?

Após o agendamento do PAF, preferencialmente com antecedência mínima de 30 dias antes da capacitação, consulte a escala de facilitadores ou entre em contato com a Coordenação do Programa de Formação de Lideranças para verificar que dupla irá aplicar a oficina.

Observações:

  • As despesas do deslocamento dos multiplicadores do Programa de Formação de Lideranças Espíritas (PFLE) é de responsabilidade da União.
  • Havendo necessidade de pernoite, cabe a União organizar a hospedagem dos companheiros, atendendo as essas despesas também, quando houver.
  • Quando se fizer necessário, a União também deverá dar conta do deslocamento dos multiplicadores da rodoviária ao local do evento e vice-versa.
  • Recomenda-se a inscrição de no máximo 30 pessoas para os módulos do PFLE, devendo ser o mesmo grupo o que faz a formação do primeiro ao último módulo, pela natureza mesmo do projeto aprovado no Conselho Federativo Estadual.

Checklist:

  • Microfone
  • Caixas de som
  • Notebook
  • Datashow
  • Sala ampla, com cadeiras móveis, que permita mobilidade dos participantes para formação de grupos

Para saber mais