Liderança de unificação

De Wiki Fergs
Revisão de 14h10min de 20 de agosto de 2018 por Apoio.vpunif (discussão | contribs) (Criou página com 'A tarefa de unificação é coletiva, portanto impessoal, e exerce papel crucial na propagação da doutrina. O esforço individual, por melhor intencionado seja, o que nem se...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

A tarefa de unificação é coletiva, portanto impessoal, e exerce papel crucial na propagação da doutrina. O esforço individual, por melhor intencionado seja, o que nem sempre é o caso, carece de continuidade. Os esforços coletivos, materializados no esforço das federativas, tem a chancela da sustentabilidade. Por serem coletivos estes esforços, eles seguem adiante, ainda que os tarefeiros daquela hora venham a faltar.

O papel da liderança de unificação não é fazer valer a sua vontade, o seu desejo, a sua visão. Quando falamos em construção coletiva é preciso saber como chegamos até aqui, quais foram as decisões daqueles que nos precederam e quais as razões por trás destas decisões. É preciso apropriar-se da história. Quando percebemos a necessidade de mudança, a solução deverá vir nas mesmas bases em que as construções foram realizadas: coletivamente, respeitando a história, o conhecimento e ação dos trabalhadores que nos trouxeram até aqui. Na natureza não há saltos. A mudança não pode ser para alguns, precisa ser para todos e precisa permanecer. Por isso a necessidade do diálogo para que as mudanças sejam sustentáveis, perenes.

Não pretendemos aqui ensinar unificação e sua relevância doutrinária para o movimento espírita. Já temos Bezerra de Menezes e muitos tarefeiros abnegados a nos esclarecer e orientar. A intenção aqui é apenas lembrar o nosso papel e compromisso ante a instituição que representamos, o respeito devido às decisões colegiadas, e nosso papel e dever de ajudar o quanto pudermos, ativamente, nesta construção. Para saber mais

Referências