Missão, Visão e Valores
Importante recordar a Visão, Missão e Valores da nossa federativa. A visão representa o que pretendemos alcançar enquanto instituição, a missão é o porque existimos e, finalmente, os valores são o alicerce fundamental que sustenta a busca pela visão e a execução da missão.
Por que lembrar da visão, missão e valores? Porque nosso proceder precisa estar alinhado com este instrumento estratégico. Se o todo é somatório das partes, como alcançar o objetivo coletivo quando individualmente andamos no caminho contrário? Portanto, todas as nossas ações frente aos órgãos de unificação precisam estar alinhados com a visão, missão e valores institucionais.
Sempre que pensarmos em realizar um projeto, propormos um novo regulamento, a execução de uma ação qualquer, antes de mais nada precisamos nos perguntar: meus objetivos estão alinhados com a visão, missão e valores institucionais?
Se não estiverem, certamente seguiremos um caminho que não contará com a construção coletiva, não terá sustentabilidade de ordem espiritual ou material, senão se tornar fator desagregador no próprio movimento. Portanto, antes de mais nada, consultemos nossos propósitos institucionais.
Visão: Promover, apoiar e fortalecer o Movimento Espírita do Rio Grande do Sul na busca da eficácia e da melhoria da qualidade na tarefa de difusão do Espiritismo, ensejando oportunidade de aprendizado, desenvolvimento intelectual e educação dos sentimentos do homem, através do estudo e prática da Doutrina Espírita.
Missão: Orientar a unificação e integração dos centros espíritas do Rio Grande do Sul, pautadas nos valores éticos, sociais, educacionais e humanos, alinhados com a moral do Cristo, aclarada pelos princípios fundamentais da Doutrina Espírita.
Valores: Trabalho, Solidariedade, Tolerância, Liberdade, Respeito às diferenças, Amor, Fraternidade, União, Simplicidade.