CAV
Revisão de 13h20min de 22 de agosto de 2018 por Apoio.vpunif (discussão | contribs) (Criou página com '== A abordagem vivencial == Comprovadamente, a melhor forma de aprendizagem é a vivencial. O ciclo da aprendizagem só se fecha quando passamos por cinco fases: * VIVÊNCIA:...')
A abordagem vivencial
Comprovadamente, a melhor forma de aprendizagem é a vivencial. O ciclo da aprendizagem só se fecha quando passamos por cinco fases:
- VIVÊNCIA: a vivência propriamente dita: o jogo, a tarefa e a atividade.
- RELATO - é a expressão de sentimentos, emoções e reações.
- PROCESSAMENTO – é o processo pelo qual avaliamos nossa performance e recebemos feedback das pessoas envolvidas na vivência.
- GENERALIZAÇÃO – é a extrapolação, caracterizada por generalizações, analogias, avaliações e o Insight – aquele famoso “Ah” – que nos surpreende quando descobrimos algo novo.
- APLICAÇÃO – é o compromisso pessoal com mudanças de comportamento, atitudes ou ações que se façam necessária
Quando planejamos as atividades vivenciais, respeitando as cinco fases acima, pretendemos oferecer aos participantes a oportunidade de usar plenamente seu potencial. Estimulamos o acionamento do hemisfério direito nas fases de vivência e do relato de sentimentos e o esquerdo nos momentos de avaliação, análise e analogias. Fechando o ciclo, os dois hemisférios harmonizados propiciam um comportamento final pautado pelo compromisso não somente racional, mas também emocional.